Monthly Archives: September 2016

ROM´S “Marteladas” ou WIKI para os “verdes”

Hoje em dia, se procuras um smartphone com características e preço razoável, mais tarde  ou mais cedo dás de caras com o nome Xiaomi.

Empresa chinesa que começou como uma start up há seis anos atrás, atualmente faz competição digna com os gigantes tecnológicos como Apple, Samsung, ou a rival nacional Huawei. Xiaomi praticamente revolucionou o mercado de smartphones, trazendo para o mercado aparelhos com características  e preços incrivelmente baixos.

Apesar de não operar oficialmente no território europeu, Xiaomi já ganhou milhares de adeptos nos países europeus, inclusivamente em Portugal. Centenas de aparelhos são vendidos cá diariamente através de lojas online chinesas ou até lojas nacionais, tal como Sat24store,  Assismática e outras…

Mas com esta fama toda também vem confusões. Muitos novos donos destes smartphones não tem nenhuma noção de como os aparelhos da Xiaomi funcionam e as suas peculiaridades e por isso cada vez mais no facebook ou no zwame podemos ver comentários tipo “deve ser rom martelada” “isso é rom martelada” etc,

até tech bloggers nacionais muitas vezes não percebem do que se fala. Por isso vamos tentar entender esta salganhada de termos e procedimentos.

Antes de mais temos de estabelecer alguns factos:

  1. Maioria de smartphones Xiaomi são  feitos para mercado Chinês . Até o momento nenhum modelo é oficialmente vendido para Europa. Segundo mercado da Xiaomi é a Índia. Além disso Xiaomi oficialmente está  presente na Malásia, Vietnam, Singapura, Tailândia e Brasil (só com modelo Redmi 2).
  1. Xiaomi não tem nenhum centro de serviço oficial em  Portugal nem em  qualquer outro país da  Europa.
  2. Fórum oficial de xiaomi em inglês é http://en.miui.com/
  3. Tal como na grande maioria de Chinaphones, smartphones de Xiaomi não tem LTE banda 20 800MHz (exceto redmi Note 3 pro special edition que foi lançado só para Taiwan), utilizada na periferia das cidades e nos meios rurais, devido ao seu grande alcance de propagação, o que significa que provavelmente nestas localidades vais ter que usar rede 3G ou 3,5G

Agora que sabemos estas verdades, podemos partir para a próxima questão.

Firmaware (ROM) de smartphoes Xiaomi.

Todos telefones da xiaomi oficialmente vem com MIUI – sistema operacional baseado no Android mas com muitos tweeks e personalização por parte de Xiaomi.

Site oficial de downloads é : http://en.miui.com/download.html

Xiaomi sempre disponibiliza duas versões de ROM – Satble e Developer China. Stable é ROM estável, Developer ROM é betas publicadas semanalmente.

Rom oficial tem 3 línguas presentes – Chinês, Chinês simplificado e Inglês. Estas roms não tem serviços Google (playstore etc,) e tem muitas aplicações chinesas (weibo, Mi Store App , Bubbles etc.(Ver facto nº1).

Para smartphones que tem mercados internacionais em mente (Ou seja a Índia :D), além de Stable e Developer China também existe Stable e Developer Global.

No momento estes modelos são:

Xiaomi Mi 3

Xiaomi Mi 4

Xiaomi Mi 5

Xiaomi Mi Note

Xiaomi Mi 4i

Xiaomi Mi Max 32GB

Xiaomi Mi Pad

Redmi 1S

Redmi Note 4G

Redmi Note Prime

Redmi Note 2

Redmi Note 3 Qualqomm

Redmi Note 3 Special Edition

Redmi 2

Redmi 2 Prime

Redmi 3/Prime (Pro)

Redmi 3S/X

ROM Global vem com serviços Google e com várias línguas presentes. No momento Global Stable tem só PT-BR, global developer já tem PT-PT. Na localização tens que escolher Espanha, mas isso não afeta o funcionamento do aparelho.

Todos esses roms oficiais podemos instalar nos smartphones Xiaomi, através de app da atualização ou através da ferramenta Mi PC Suite.

Mas a  história não acaba por aí! Graças a enorme comunidade de adeptos Xiaomi no mundo inteiro, existem vários Custom roms (roms de terceiros) para todos smartphones Xiaomi. Estas roms podemos dividir em duas categorias- rom´s baseados na MIUI e rom´s baseados no Cyanogen ou AOSP(Android Open Souce Project).

No momento podemos destacar 4 equipas que fazem rom´s MIUI localizados:

Xiaomi.eu – https://xiaomi.eu/community/threads/6-9-8-9.34062/

MiuiPro – http://miuipro.ru/roms/

Multiromhttps://multirom.me/index.php?m=app&app=roms

MIUI.suhttps://miui.su/download

Todos roms MIUI localizados já trazem Gapps (serviços Google) e várias línguas, mas só Xiaomi.eu tem língua PT-PT.

Maior sítio aonde procurar Roms de terceiros baseados na CyanogenMod e AOSP é o fórum XDA-developers: http://forum.xda-developers.com/

Desde Janeiro de 2016, Xiaomi começou bloquear bootloader para seus smartphones e no momento quase todos modelos de smartphones Xiaomi tem bootloader bloqueado. Por isso para poder flashear seu telefone com qualquer rom de terceiros, primeiro tens que desbloquear bootloader. Todo esse processo é muito bem explicado aqui: https://www.miuiportugal.pt/forum/threads/desbloquear-bootloader.6193

Depois ainda tens que  instalar recuperação personalizado chamado TeamWin Projeto de Recuperação – ou TWRP para breve. Método de instalar TWRP varia de modelo para modelo. Só depois de ter bootloader aberto e TWRP instalado, podemos flashear smartphones Xiaomi com qualquer rom de terceiros.

Quando sai novo modelo de Xiaomi, muitos fãs da marca querem receber o novo brinquedo, e lojas nacionais e internacionais faz tudo por tudo para ter novos modelos em stock logo depois de seus lançamentos. Mas a  maior  parte dos  compradores gosta de receber smartphones para uso “out of the box” já com serviços Google e com língua materna presente. Neste momento novamente temos de lembrar facto nº1.

Por regra Roms Global sai só depois de Rom´s China e muitos modelos nem tem ROM global que leva nós até famosos “roms martelados”.

A final o que é “rom martelado”?!

Na maioria das vezes isto é simplesmente uma rom portada. Por exemplo, Xiaomi Redmi Note 3 com processador Mediatek não tem rom Oficial Global e para instalar ROM de terceiros (Xiaomi.eu etc.) tens que  abrir bootloader e instalar TWRP. Mas também existe ROM Global portado para Redmi Note 3 MTK que é possível instalar no smartphone com ferramentas e conhecimentos adequados sem abrir bootloader e instalar TWRP.

Esses roms portados são  roms que lojas usam para preparar smartphones Xiaomi que originalmente são destinados para o mercado da China, para serem usados aqui na Europa. Também é verdade que a maioria de lojas online chinesas junto com rom portada também instala muita bloatware (aplicativos-lixo e publicidade). Rom’s portadas não tem atualizações por ar.

Lojas nacionais por regra, envia smartphones Xiaomi já adequadamente preparados para uso aqui com rom global (se possível), com bootloader desbloqueado e rom Xiaomi.eu instalado (se possível) ou com rom Global limpo portada.

E por último gostaria, mas uma vez de  falar sobre LTE banda 4 (ver facto nº4).

Frequências 4G Portugal
4G LTE MEO, VDF, NOS: 800/1800/2600Mhz; (https://pt.wikipedia.org/wiki/Long_Term_Evolution)
800MHz, banda 20 (inexistente na maioria dos telemóveis que anunciam 4G), utilizada na periferia das cidades e nos meios rurais, devido ao seu grande alcance de propagação.
1800MHz, banda 3 (alcance curto, usada nas cidades)
2600MHz, banda 7 (alcance curto, usada nas cidades)

Vasta maioria de smartphones Xiaomi tem TD-LTE 1900/2300/2600
Logo, só terão 4G nas cidades e redondeza (com tendência a melhorar) na áreas mais remotas ficas com 3G/HSPA.

Palavras finais

Sem dúvida que os smartphones da Xiaomi são uma excelente escolha para quem procura qualidade por preço acessível. Mas temos que perceber que para aproveitar este equipamento ao máximo tens de ler e entender as coisas. Se és totalmente nabo melhor escolher Wiko de Fnac ou Worten.

Espero que este texto finalmente vai iluminar assuntos que para muitos é tão difícil entender.